domingo, 11 de julho de 2010

PRIMEIROS MOMENTOS DA DOCÊNCIA


Na primeira semana de regência quando chegamos á escola "prontas" para assumir a sala de aula, a turma do 2º ano do ciclo 3, foi um dos momento de maior alegria, ansiedade, incertezas, insegurança, medos, preocupações e descobertas de uma realidade até o momento não vivida por nós,foi um verdadeiro choque com a realidade. Segundo Veenman(1984,p.143),"este conceito de choque indica o corte que se dá entre os ideais criados durante a afirmação inicial e a rude realidade do dia-a-dia numa sala de aula...". Depois de esperar um bom tempo para iniciar o estágio, pois a escola onde iríamos realizar-lo estava de greve, começamos depois que alguns da nossa turma tinha terminado o estágio, mas eu confesso que valeu a pena esperar.

Assim que chegamos na escola fomos recebidas com muito carinho, respeito e muitas expectativas de poder levar novidades que ajudassem no aprendizado dos alunos. Nossa chegada foi muito esperada, todos os funcionários da escola nos acolheu de maneira bastante acolhedora, a regente da sala nos deu todo apoio que precisávamos naquele momento e os alunos nos recebeu sem nenhum receio ou indiferença por assumir a sala de aula, já que estávamos "tomando" o lugar da sua professora.

Mas em pouco tempo houve o entrosamento e a aproximação nossa com os funcionários da escola, alunos e foi se dissipando toda a insegurança que sentimos no início,o primeiro contato com eles foi maravilhoso, todos eles nos acolheu de braços abertos, estavam sempre prontos para nos auxiliar no que fosse necessário,enfim foi firmada uma grande amizade entre nós.

A sala que foi designada para a realização da regência foi uma sala bastante disciplinada, estudiosa, apesar de existir alguns alunos com dificuldades na leitura e escrita, foi pensando nesse assunto que decidimos juntamente com a gestão da escola que nosso projeto seria direcionado para a leitura e escrita dos alunos daquela sala. Quando o projeto foi exposto toda a turma adorou saber que iríamos trabalhar com historinhas infantis, poemas e poesia, informações e receitas, trabalhar com essa metodologia para eles foi uma novidade, pois era uma turma condicionada a sentar em fileiras, copiar durante toda a tarde um monte de atividades, escrever no caderno, copiar o dever do colega e levar sempre atividades para casa.

Trabalhamos com leituras individuais, em grupos, participadas, com atividades em grupos, duplas e práticas, as atividades eram exposta com apresentação de trabalhos feitos por eles mesmos. Além de proporcionar a criação de novos textos com base em outros vistos durante a exposição da tipologia estudada durante a semana.

Na segunda semana o convívio entre nós e os alunos foi diferente, já havia uma comunicação mais aberta e de confiança,trabalhamos com a tipologia sobre historinhas infantis, as crianças ficaram bastante animadas e aquele receio sobre a leitura foi se desfazendo e deixaram se levar pela magia dos contos e das fábulas. Depois de expor o conteúdo da intervenção foi apresentado um baú da leitura a fim de incentivar o prazer de escrita e da leitura nas crianças. No final da semana foi exposto um filme sobre um conto de fadas.

Na terceira semana foi proposto trabalhar com poemas e poesia, a garotada da sala gostaram e ficaram muitos animados com a idéia de conhecer a obra de alguns poetas importantes na nossa sociedade, também foi solicitado que eles criassem um pequeno poema para o melhor colega de classe que eles queriam homenagear com um cartão entregue a cada um. A metodologia utilizada proporcionou um aprendizado significativo para os alunos.

E na quarta semana trabalhamos com a tipologia sobre receitas culinárias, onde mostramos para os alunos a estrutura desse tipo de texto,bem como a sua utilidade no nosso dia-a-dia, foi apresentado algumas receitas bem conhecidas e na ultima aula levamos a receita de brigadeiro e depois da atividade da intervenção foi proposta a prática da receita, com a lata de brigadeiro pronta explicamos que esse mesmo já pronto foi feito de acordo a receita dada, depois foi feito os brigadeiros e servido para todos. Segundo os alunos foi uma surpresa termos realizado essa proposta com eles, no encerramento fizemos tipo um restaurante com cardápio e tudo e servimos para a turma, salada de frutas, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e cachorro-quente.

Uma das dificuldades que sentimos durante a regência foi em relação aos conteúdos impostos pela a escola, pois como tinha acabado de sair de uma greve, os alunos estavam atrasados e era impossível deixar de passar os conteúdos atrasados, com isso foi solicitado que fosse dada as avaliações que faltavam além dos conteúdos atrasados e que fosse feita o intercâmbio entre o conteúdo do currículo da escola e o projeto de leitura proposto para o período de estágio.

Um comentário:

  1. Oi Liliane,

    Vc troouxe excelentes reflexões sobre o período do estágio, trazendo teóricos estudados em sala de aula para a reflexão. Diferentemente da maioria das turmas de Pedagogia, vc foi felizarda de estagiar em uma sala tranquila. Pude ver isso de perto nas visitas que fiz. Parabéns e continue essa professora pesquisadora da sua prática.

    Beijos,

    Socorro

    ResponderExcluir