domingo, 11 de julho de 2010




REFLEXÕES DA DOCÊNCIA


A Experiência que tive em sala de aula foi muito gratificante para minha formação acadêmica, foi um período de confirmação profissional,da concretização de mais uma etapa do meu sonho, além de proporcionar uma reflexão profunda da minha prática pedagógica como agente direto do processo de ensino-aprendizagem. Apesar de que esse processo de ensino consiste num complexo contexto de incerteza e surpresas, conseguir manter um equilíbrio e persistência.

O processo de reflexão é construído no momento em que o sujeito vai alicerçando ao seu conhecimento novos conhecimentos adquiridos a partir da ação, reflexão,análise e problematização dos conteúdos, além de desenvolver um conhecimento implícito no cotidiano da profissão docente. Onde irão auxiliar no desenvolvimento de uma ação própria e comprometedora com o aprendizado dos alunos.
De acordo com Miguel Zabalza (revista pátio,p.2)," os professores vão desenvolvendo a sua própria ação, mantendo um constante ir e vim entre os que sabem e o que não sabem, entre o que têm de fazer e o que podem fazer, entre o que experimentaram anteriormente e a necessidade de introduzir inovações no momento atual...".

É nessa fase que o educador passará por um longo processo de incertezas, situações difíceis e dilemas que provocará um desequilíbrio na sua estrutura profissional, mas logo se tornará em desafios que cada um sentirá a felicidade de soluciona-lo. Os dilemas são situações vividas pelos educadores, fazem parte do cotidiano escolar e transforma-se em desafios para a profissão, são a partir dos dilemas que o educador irá pensar e refletir sobre sua prática, além de conhecer e saber como vai enfrenta-los.

Portanto o período de estágio para mim conseguiu confirmar todo esse processo e me proporcionou perceber que a carreira do educador é uma constante caminhada de aprendizado, que cada dia é um dia diferente em relação a sua prática e que não existe uma fórmula secreta que vai solucionar todos os dilemas que surgirão nessa caminhada, que só a experiência e o constante percurso de descobertas que irá ajudar a vencer essa jornada.

2 comentários:

  1. Relatos como o seu me enchem de energia para continuar minha caminhada na Pedagogia. Nada melhor que fugir dos teóricos e ouvir quem está ali fazendo acontecer.

    Abraços.

    Ana Paula
    Como curar diabetes com dieta natural

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela leitura. Hoje em dia é bem difícil encontrar material de leitura que seja interessante e acrescente algo a nós. As pessoas estão cada vez mais acostumadas a ler e escrever em apenas 140 caracteres.

    Meu último artigo é sobre o Missão Enem Redação Para Concursos

    ResponderExcluir