terça-feira, 9 de março de 2010

POR QUE O ESTÁGIO PARA QUEM NÃO EXERCE O MAGISTÉRIO: O APRENDER A PROFISSÃO





Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lecena Lima


No texto “Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão”, Pimenta e Garrido enfoca a importância e as contribuições do estágio para quem não exerce a profissão docente, bem como seus objetivos, dificuldades, e reflexões que proporcionarão uma contribuição para o crescimento acadêmico e intelectual dos futuros educadores. O estágio surgiu como uma contribuição para a confirmação da docência, apesar de não ser uma preparação final para o magistério, é nesse espaço que futuros professores, alunos, instituição e universidade discutem questões essenciais para a educação.

É no período do estágio que o aluno estagiário se depara com questionamentos essenciais para sua caminhada, descobrindo o verdadeiro sentido da profissão, o que é ser e como ser professor no mundo de hoje, além de possibilitar uma reflexão e confirmação de ser educador.
O estagiário inexperiente no magistério vivenciará situações difíceis na escola, seja de modo interno ou externo, como os obstáculos, os desafios, bem como as condições desfavoráveis além de uma real contradição entre o visto e o vivido, entre a teoria e a prática. É no âmbito escolar que o estagiário vai conhecer os profissionais atuantes na educação, alguns satisfeitos e realizados com a carreira, outros insatisfeitos,desacreditados e desiludidos com a valorização e o não reconhecimento profissional, além dos problemas de modo econômico, social e político que influenciam no espaço escolar.

As principais perspectivas do estágio é promover uma reflexão da práxis, da realidade escolar e o conhecimento adquirido no decorrer da trajetória acadêmica, ele possibilita uma relação harmoniosa capaz de realizar trocas de conhecimentos, experiências entre os professores experientes e os iniciantes. O estágio se concretiza numa participação,interação, intervenção e trocas de conhecimentos entre os agentes escolares, estagiários,instituições, universidades e a sociedade.

Um comentário:

  1. Oi linda!

    Resumir e trazer reflexões sobre os textos lidos na disciplina, serão fundamentais nessa itinerância.

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